Countries’ perceptions of China’s Belt and Road Initiative: A big data analysis

ALICIA GARCIA HERRERO; JIANWEI XU (BRUEGEL) | Com base em um banco global de artigos e matérias jornalisticas, este estudo avalia quantitativamente as percepções da Belt and Road Initiative (BRI) em diferentes países e regiões.

De acordo com as análises apresentadas, as regiões como um todo – exceto o sul da Ásia – possuem uma percepção positiva da Belt and Road Initiative, ainda que haja diferenças marcantes, com alguns países em todas as regiões com opiniões negativas a respeito da iniciativa chinesa. Curiosamente, não há diferença significativa nas percepções do BRI entre os países que oficialmente participam da iniciativa e aqueles que não o fazem.

O estudo também identifica os tópicos mais frequentemente associados ao BRI, sendo comércio e investimento os temas mais comuns.

Por fim, foi usada a análise de regressão para identificar como a frequência com que esses tópicos são discutidos nas notícias afeta a percepção do BRI em diferentes países. Foi descoberto que, quanto mais frequentemente o comércio é mencionado na mídia, mais negativa tende a ser a percepção de um país acerca da Belt and Road Initiative. Por outro lado, embora o investimento no âmbito do BRI também pareça atrair a atenção da mídia, não é estatisticamente relevante para as percepções dos países sobre a iniciativa.

Acesse a Publicação