China Story Yearbook 2018: Power

Editado por Jane Golley, Linda Jaivin, Paul J. Farrelly e Sharon Strange (Australian Centre of China in The World; Australian National University)

Em 2018 a China foi, em diversos aspectos, mais poderosa do que em qualquer outro momento de sua história. A economia chinesa enfrentou sérios desafios, incluindo a atual “guerra comercial” com os EUA, ao mesmo tempo em que a chamada “Nova Rota da Seda” continua a exercer forte influência na integração econômica de um grande número de países.

Esta pesquisa indica as várias maneiras nas quais o Partido-Estado Chinês exerce seu poder – seja nos conceitos de “hard”, “soft”, ou “sharp power” – oferecendo uma noção da diversidade de poderio chinês nas esferas doméstica e internacional.

Com uma abordagem interdisciplinar, o estudo indica que economia e política não podem ser dissociadas dos aspectos cultural, histórico e social, fornecendo uma análise dos principais eventos e tendências do ano de 2018, sendo uma ferramenta útil para entender a crescente influência da China no mundo.

Acesse a Publicação