China and the Amazon: Toward a Framework for Maximizing Benefits and Mitigating Risks of Infrastructure Development

Editado por Amy Rosenthal, Debra Moskovits, John Reid (Inter-American Dialogue; Boston University’s Global Development Policy Center; China-Latin America Sustainable Investments Initiative At The Bank Information Center; Paulson Institute; Field Museum)

Nos últimos vinte anos houve uma ampla expansão do investimento e do financiamento da China no exterior. Os relatórios indicam que, nas esferas econômica, social e ambiental, esses investimentos tiveram efeitos diversos nos países receptores. Nesse sentido, o aumento previsto no desenvolvimento de projetos de infraestrutura e empréstimos chineses na América Latina poderia obter resultados desiguais. Em regiões especialmente biodiversas, como a Amazônia, as empresas chinesas já se engajaram em um conjunto de projetos e manifestaram interesse por outros. Há uma urgente necessidade de que os chineses, os países receptores e atores envolvidos coordenem a busca por melhores resultados ambientais e sociais.

O presente artigo identifica conjunturas críticas em que os países da bacia amazônica, instituições chinesas e outras partes interessadas no desenvolvimento de infraestrutura na região podem considerar e moldar seus respectivos esforços com a finalidade de minimizar ou eliminar danos ambientais e sociais e maximizar benefícios.

Acesse a Publicação