Conferência Anual do CEBC | Oportunidades para o Brasil de um relacionamento estratégico com a China

Acesse a Publicação

O Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) celebrou seus 15 anos com a re­alização de sua Conferência Anual, cujo tema esteve centrado nas oportuni­dades para o Brasil no contexto de uma parceria estratégica com a China. O evento, realizado em São Paulo, em setembro de 2019, teve como finalidade a ampliação do debate sobre a necessidade de se construir uma agenda estraté­gica de longo prazo com o país asiático.

O evento, que contou com patrocínio da Siemens e do Itaú BBA e com o apoio do CCPIT (China Council for the Promotion of International Trade), reuniu cerca de 300 participantes, com pre­sença do Vice-presidente da República, do Embaixador da China no Brasil, além de represen­tantes de Ministérios de Estado, empresários, diplomatas, acadêmicos e jornalistas, incluindo as principais lideranças dos setores público e privado envolvidas nas relações sino-brasileiras.

A presente publicação traz os principais resultados das apresentações realizadas na Confe­rência, com foco em temas relacionados ao contexto atual das relações econômicas e políticas entre Brasil e China, as oportunidades para o Brasil no contexto da Belt and Road Initiative (BRI) e um sumário sobre os investimentos chineses no Brasil e no mundo. O material também cobre exposições sobre oportunidades nos segmentos de logística, agronegócio, energia e finanças, além de temas relacionados à ascensão de uma nova classe média chinesa que pode gerar grandes oportunidades para exportadores e investidores brasileiros.