Desconexão econômica entre EUA e China é “loucura”, diz ex-embaixador americano

Valor Econômico | A avaliação de Thomas Shannon, que comandou a embaixada americana em Brasília entre 2009 e 2013, foi feita em webinar organizado pelo Conselho Empresarial Brasil-China

Um dos mais respeitados diplomatas americanos e ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon disse nesta quinta-feira (24) que considera uma “loucura” uma eventual tentativa de desconectar as economias de seu país e da China, uma sugestão já feita pelo próprio presidente Donald Trump em meio às recentes tensões com Pequim.

A avaliação de Shannon, que comandou a embaixada americana em Brasília entre 2009 e 2013, foi feita durante um webinar organizado pelo Conselho Empresarial Brasil-China para discutir a recente rivalidade entre Pequim e Washington, além de possíveis implicações para o Brasil.

Segundo Shannon, que se aposentou em 2018, quando ocupava o terceiro posto em importância no Departamento de Estado, já no governo de Trump, há duas alas de pensamento na Casa Branca atualmente. Uma considera ser possível mudar o comportamento da China por meio de “ferramentas punitivas” à disposição dos EUA. Outra, porém, acha que a única solução para a disputa entre os dois países é a desconexão econômica.

Imagem: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Acesse a Publicação