segunda-feira, outubro 15, 2018

Diretoria

Presidente

Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves

O Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves foi Presidente do Conselho Curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Cursou Ciências Econômicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluiu seu Mestrado em Economia no University College da Universidade de Londres. É também diplomado em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge. Graduado pelo Instituto Rio Branco, onde também fez o Curso de Altos Estudos, defendeu a tese “Os Usos Civis da Energia Nuclear – Instrumento da Política de Não-Proliferação de Armas Nucleares”. Serviu nas Embaixadas de Buenos Aires, Londres, Washington e Ottawa. Castro Neves foi Embaixador do Brasil no Paraguai (2000-2004), na China (2004-2008) e no Japão (2008-2010). No Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), foi Secretário-Geral Adjunto das Relações Exteriores e Diretor-Geral do Departamento das Américas. Foi membro da Junta de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica em Viena, Subchefe de Assuntos Econômicos da Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional (1985-1987) e Secretário-Executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (1992-1995). Foi professor de Economia do Instituto Rio Branco e do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília, UnB (1979-2010). Foi membro do Conselho de Administração de Itaipu Binacional e é membro do Conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, onde preside o Comitê de Governança Corporativa e Sustentabilidade. Integra também o Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio.

 

Ambassador Luiz Augusto de Castro Neves

Ambassador Luiz Augusto de Castro Neves was Chairman of the Board of Trustees of the Brazilian Center for International Relations. He studied Economics at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and completed his Master's degree in Economics at University College London. He also holds a degree in English from the University of Cambridge. Graduated from the Rio-Branco Institute, where he also completed the Course of High Studies, presenting the thesis “The Civil Uses of Nuclear Energy – Instrument of Nuclear Non-Proliferation Policy”. Served at the Embassies in Buenos Aires, London, Washington and Ottawa. Castro Neves was Ambassador of Brazil to Paraguay (2000-2004), China (2004-2008) and Japan (2008-2010). In the Ministry of Foreign Affairs, he was Deputy Secretary General of Foreign Affairs and Director-General of the Department of the Americas. He was a member of the Board of Governors of the International Atomic Energy Agency in Vienna, Deputy Chief of Economic Affairs of the National Security Council Staff (1985-1987) and Executive Secretary for Strategic Affairs of the Presidency (1992-1995). He was Professor of Economics at the Rio Branco Institute and at the Department of Political Science and International Relations of the University of Brasilia, UnB (1979-2010). He was a member of the Board of Directors of Itaipu Binacional and is a member of the Board of Directors of Grupo Pão de Açúcar, where he chairs the Corporate Governance and Sustainability Committee. He is also a member of the National Technical Board of the Confederation of Commerce.

 

Diretor Vice-Presidente

José Leandro Borges

Superintendente Executivo do Bradesco

Jose Leandro Borges, formado na Universidade São Paulo em Economia , MBA no Ibmec( atual Insper) em Finanças, ingressou no mercado financeiro há 25 anos atrás no antigo Banco Real como Trainee, tendo trabalhado nas áreas de Trade Finance, Operações estruturadas e na agência em Nova York. No Antigo ABN Amro, que sucedeu o Banco Real , foi o Banker do Corporate e responsável pela unidade que cobria o setor Automotivo. Na Fusão com o Santander participou do time global de Multinacionais e na mudança para o HSBC comandou o time de Multinacionais Brasil tendo posteriormente assumido a posição de Head Multinationals Latam que consistia na cobertura dos clientes globais na região da América Latina. No Bradesco é o responsável pela unidade de Multinacionais corporativa que foi implementada após a aquisição do HSBC pelo Bradesco.  

Diretora Vice-Presidente

Sulivan Alves

Gerente de Relações Corporativas da BRF.

Diretor Vice-Presidente

Marcio Senne de Moraes

Diretor de Relações Externas da Vale.

Marcio Senne de Moraes é diretor de Relações Exteriores da Vale. Posteriormente, foi chefe de relações exteriores da Europa e América do Norte, com base na Suíça, general manager de relações exteriores no Rio de Janeiro e gerente de avaliação e mitigação de risco sócio-político. Também apoiou projetos e interesses da Vale globalmente por meio de gerenciamento de questões, engajamento de stakeholder, avaliação de risco e proposta de estratégias de mitigação.

Atualmente, Moraes é vice-presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e membro do grupo Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas sobre transparência no setor extrativo.

Antes de sua experiência na Vale, Moraes trabalhou como editor assistente, repórter e analista sênior de política internacional para o jornal brasileiro Folha de São Paulo. Também possui experiência de trabalho na UNESCO em Paris e na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Possui mestrado em Ciência Política focado em Relações Internacionais pelo Institut d'Études Politiques de Paris e bacharel em Administração de Empresas, com foco em marketing, pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Brasil.

Diretor

Luiz Felipe Trevisan

Diretor Corporate & Investment Banking do Itau BBA.

Diretor Estatutário do Corporate & Investment Banking e Associado do Itau Unibanco. Membro do Banco Itaú desde 2002, com passagens anteriores pela Nestlé, pela Credicard, Redecard e pelo Citibank. No Itaú atuou pela Tesouraria Internacional, Produtos, e Trade Finance e atua nos últimos 10 anos na área Comercial sendo responsável pelo relacionamento com Grandes Clientes Corporativos. Formação Acadêmica: Graduado em Administração de Empresas pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo. Extensão Universitária em Strategic Business Planning e Elements of Marketing na UCSD – University of California em San Diego.

Diretor

Roberto Amadeu Milani

Vice-Presidente da Comexport.

Roberto Amadeu Milani é Vice-Presidente do Grupo Comexport Cia de Comércio Exterior e opera ativamente no comércio Brasil/China desde o início dos anos 80. É Diretor e Cofundador do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e da Associação Brasileira das Empresas de Comércio Exterior (ABECE). É Diretor do Conselho Executivo do Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAAC). É formado em Administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Diretor

Nelson Salgado

Vice-Presidente de Relações Internacionais e Sustentabilidade da Embraer.

Engenheiro e Mestre em Engenharia pela Universidade de São Paulo; Doutorado pelo Wessex 
Institute of Technology do Reino Unido; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio
Vargas, SP. Está na Embraer desde 1987, tendo passado 10 anos na área de Engenharia.
Ocupou diversos cargos executivos em funções corporativas como Planejamento Estratégico,
Planejamento Econômico e Financeiro, Novos Negócios e Fusões e Aquisições. De 2012 a 2014
foi CEO da Visiona Tecnologia Espacial, uma empresa do grupo Embraer. Em janeiro de 2014
retornou à Embraer como Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade. De
janeiro de 2016 a março de 2018 foi Vice-Presidente de Estratégia e Relações Institucionais. Em
abril de 2018 foi eleito CFO e Vice-Presidente Executivo Financeiro e de Relações com
Investidores da Embraer S.A.

Diretor

Pedro Aguiar de Freitas

Sócio do Veirano Advogados.

Pedro Freitas é sócio e membro do Conselho de Administração do Veirano Advogados. Também é Diretor do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Diretor de Assuntos Internacionais do CESA (Centro de Estudos de Escritórios de Advogados), Vice-Presidente do Instituto Innovare, Co-Chair da IBA (International Bar Association) Mining Committee. É membro do Conselho Curador da Fundação Renova, do Comitê de Avaliação da FGV Direito do Rio de Janeiro, do Board of Trustees da Rocky Mountain Mineral Law Foundation e do Conselho Consultivo da Bimbo Indústrias de Alimentos. Integra o Comitê de Arbitragem da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), a comissão de mineração da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, a comissão de mineração da Câmara Britânica de Comércio (BRITCHAM) e é Chairman of Latin American Chapter do World Services Group (WSG). Possui Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fez um curso de Liderança em Escritórios de Advocacia na Harvard Law School e de Operações Financeiras na London School of Economics and Political Science. Escreveu diversos artigos e publicações e já concebeu diversas apresentações em conferências e fóruns. Recebeu variados prêmios de reconhecimento como o IFLR1000 Leading Lawyer em Fusões e Aquisições nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Diretora Econômica

Fabiana D'Atri

Economista coordenadora do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco.

Fabiana D´Atri é atualmente economista coordenadora do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco. Ela também foi economista do BBI Banco Bradesco de Investimento. Além da experiência no Bradesco, também trabalhou na Mauá Asset Managment, na Tendências Consultoria e no Banco Real ABN AMRO. Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Economia pela Escola de Economia Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV). Sua linha de pesquisa atual é focada na análise de economia chinesa, além do acompanhamento das questões macroeconômicas brasileiras.

Presidente Emérito e Membro do Comitê Consultivo

Embaixador Sergio Amaral

 

 

 

Membro Honorário

Luiz Fernando Furlan

 

 

Membro Honorário e do Comitê Consultivo

Ivan Ramalho

Ivan Ramalho atualmente é membro do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). Foi Alto Representante Geral do Mercosul (2012-2015), Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2006-2010 e 2015), no qual exerceu por muitas vezes a função de Ministro Interino e a Presidência do Conselho de Administração da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), sendo titular nas Presidências do COFIG, Comitê de Financiamento e Seguro de Crédito das Exportações, do Conselho de Administração do BNDES e GECEX (Grupo Executivo da Camex). Foi Presidente da ABECE (Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior – ABECE/TRADING) (2011-2012), Secretário de Comércio Exterior do MDIC (2003-2005) e anteriormente Diretor do DECEX (Departamento de Operações da SECEX). Foi também Chefe de Departamento da CACEX (Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil), membro efetivo do Conselho de Administração do BNDES e da BNDES Participações, Coordenador do GT responsável pelo desenvolvimento e implantação do SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior), Presidente da Comissão Administradora responsável pela participação do Brasil nas Exposições Universais de Xangai (China) e Milão (Itália).

Membro do Comitê Consultivo

Tatiana Rosito

 

 

 

Membro do Comitê Consultivo

Renato Baumann

Secretário Adjunto de Assuntos Internacionais, Ministério do Planejamento.

Doutor em Economia pela Universidade de Oxford; Técnico de Pesquisa e Planejamento do IPEA desde 1975; Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília desde 1983; Coordenador do Setor Externo do IPEA – 1988 a 1989; Economista da CEPAL, outubro de 1989 a novembro de 2010; Diretor do Escritório da CEPAL no Brasil de 1995 a 2010; Assessor da Vice-Presidência (PREM) do Banco Mundial, de junho a novembro de 2010; Diretor de Estudos, Relações Econômicas e Políticas Internacionais do IPEA, de dezembro de 2012 a julho de 2015; Membro do Comitê Assessor da OCDE para Ciência, Tecnologia e Inovação em 2014 e 2015; Membro do Conselho Consultivo do Comitê Empresarial Brasil-China desde 2016; Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão desde julho de 2016.

Membro do Comitê Consultivo

Embaixador Marcos Caramuru

Marcos Caramuru de Paiva, Embaixador designado junto à República Popular da China, é formado pela Academia Diplomática Brasileira e graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre outras funções, foi Chairman da KEMU Consultoria (2011-2016), Cônsul Geral em Xangai (2008-2011), Embaixador na Malásia (2004-2008), Presidente do Conselho de controle de Atividades financeiras (2003), Vice-Ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda (1996-2002), e Diretor Executivo do Banco Mundial (1993-1996).

Membro do Comitê Consultivo

Marcos S. Jank

Presidente da Asia-Brazil Agro Alliance – ABAA.

Presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil (Asia-Brazil Agro Alliance – ABAA), um projeto de representação institucional na Ásia patrocinado pela APEX, ABPA, ABIEC e ÚNICA. Foi presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e fundador do ICONE, além de professor associado da Universidade de São Paulo, na FEA e ESALQ.

Membro do Comitê Consultivo

Octavio de Barros

Sócio-fundador da Quantum4 – Soluções de Inovação.

Vice-Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, membro do Conselho da FUNCEX, do Conselho do IRICE-Instituto de Relações Internacionais & Comércio Exterior e do Conselho Empresarial Brasil-China. Atua como membro dos Conselhos da Aliança Francesa, do IBMEC e da Robert Bosch Limitada. É sócio-fundador da Quantum4 – Soluções de Inovação, preside a OMRBarros Consultoria Econômica e é presidente do conselho do República do Amanhã no Brasil e do Institut République na França.