Canal Brasil-China

Notícias sobre as atividades desenvolvidas pelo CEBC, empresas associadas e instituições parceiras.

Publicações

Essa é uma publicação especial do Conselho Empresarial Brasil-China, em homenagem ao Embaixador Clodoaldo Hugueney, que ocupou o cargo de Presidente do CEBC a partir de abril de 2015 até seu falecimento. Contamos com a contribuição de inúmeras pessoas, que compartilharam suas histórias pessoais e profissionais, sob a forma de depoimentos. A elas, agradecemos por terem tornado possível esta homenagem ao Embaixador Clodoaldo e, também, à família que compartilhou as imagens que ilustram esta publicação. Certamente, não foi possível reunir todas as pessoas representativas desta grande carreira, mas fizemos todos os esforços para congregar o maior número possível de registros.

Clique aqui para acessar a publicação. 

CEBC lançou, no dia 26 de fevereiro de 2015, a pesquisa "Oportunidades de Comércio e Investimento na China para setores selecionados" realizada em parceria com a Apex-Brasil. O estudo foi apresentado em evento no Hotel Tivoli, em São Paulo.

A intenção do estudo é servir como um guia inicial para empresas brasileiras sobre possibilidades de ingresso no mercado chinês, a partir da avaliação de potenciais oportunidades de investimento e comércio no país asiático para os setores de carnes (bovina, de frango e suína), suco de laranja e outros sucos, café, celulose, soja e calçados.

O evento contou com a participação dos autores da pesquisa: André Soares, Claudio Frischtak, Patrícia Steffen e Clara Santos.A abertura do evento foi iniciada pelo presidente do CEBC, Embaixador Sergio Amaral, tendo contado também com a presença da Assessora Técnica da Secretaria Executiva do MDIC, Flávia Furtado, e da Gerente Executiva de Inteligência e Estratégias de Negócios da Apex-Brasil, Sophia Costa.

O primeiro painel, voltado para a contextualização da relação bilateral, ficou a cargo do Embaixador Sergio Amaral, que apresentou a visão brasileira, e do Presidente do ICBC Brasil, Zhao Guicai, que indicou os principais aspectos referentes à visão chinesa. Os demais painéis, separados por setor, abriram espaço para o debate entre empresas e associações. Participaram empresas como: Marfrig, BRF, JBS, ABIEC, ABPA, CitrusBR, Bourbon Specialty Coffees, IBÁ, Moinho Iguaçu Agroindustrial e ABIOVE.

Para ter acesso a pesquisa clique aqui.

 

O CEBC apresenta sua mais nova publicação sobre Investimentos Chineses no Brasil. O boletim tem como objetivo oferecer uma visão geral dos investimentos nos anos de 2012 e 2013, com destaque para os valores, a localização geográfica e os setores nos quais os investimentos foram direcionados. O estudo realizado a partir de um levantamento do CEBC, com base em notícias veiculadas na imprensa, registrou 31 projetos anunciados no referido período totalizando o valor de US$ 8,43 bilhões.

Para acessar a publicação, clique aqui.

O CEBC lança a 9ª edição do China-Brazil Update. A nova edição traz dados da corrente de comércio entre o Brasil e a China no ano de 2013, comparadas ao ano de 2012, assim como notícias sobre os investimentos bilaterais anunciados entre os meses de setembro e dezembro de 2013. Além disso, o leitor pode conferir uma matéria especial sobre as atividades do Instituto Confúcio para Negócios da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em funcionamento desde julho de 2012.
O China-Brazil Update é uma publicação do CEBC, que tem por objetivo atualizar os empresários brasileiros e chineses com as principais notícias de investimentos e comércio entre os dois países, além de divulgar iniciativas desenvolvidas por diversas instituições no Brasil e na China reunindo, sob a ótica empresarial, dados e fatos da agenda bilateral.

O CEBC lança a 9ª edição da Carta Brasil-China. A  publicação traz entre os destaques, os principais resultados da Reunião Bilateral do CEBC e da III Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação – COSBAN, ambos realizados na China, em novembro de 2013. O exemplar publica relatos do Presidente do CEBC, Embaixador Sergio Amaral,  do Vice-Presidente da República, Michel Temer, da Embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, da Subsecretaria Geral Política II do Ministério das Relações Exteriores e do Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ricardo Schaefer. A edição apresenta ainda uma análise sobre o Terceiro Pleno do Partido Comunista e o artigo "Xi Jinping changes the rules of the game", escrito por Arthur Kroeber, Diretor da Dragonomics. 

Para acessar a publicação, clique aqui

Páginas

Fuso

Câmbio

Fale com as Embaixadas:

Informações Uteis