Clipping

Principais notícias sobre China publicadas na imprensa brasileira e internacional.

Brasil-China em Destaque

China Daily

RIO DE JANEIRO - The Brazilian government has signed an agreement with China, the EU, the US, Japan and South Korea to bring 5G cellphone technology to the country, official sources announced Thursday.

In a statement, the Ministry of Science and Technology said the agreement had been signed by Project 5G Brazil, made up of 18 government entities, companies and research centers, with the participation of the Ministry.

"With this, Brazil enters into the select team which assumes the leadership of developing fifth-generation mobile technology," said the Ministry's Secretary for Information Policy, Maximiliano Martinhao.

"Brazil has been claiming an ever more important...

Globo Rural

A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) considera “uma possibilidade bastante concreta” a abertura de um painel contra a China na Organização Mundial do Comércio (OMC). Representante das usinas de açúcar e etanol da região Centro-sul do Brasil, a entidade é contra a salvaguarda dos chineses para a importação de açúcar.

O governo chinês anunciou que a tarifa passará de 50% para 95% pelos próximos 12 meses. No período seguinte, cairá para 90% e, depois, para 85%. A medida vale para os volumes que ultrapassem as cotas de exportação. A do...

Valor Econômico

Após o desembarque no Brasil em 2015 com a aquisição das operações globais do Banco Espírito Santo Investimento (Besi), o chinês Haitong almeja se tornar o principal elo entre empresas e investidores da China e projetos locais, especialmente ligados a energia.

A instituição acaba de concluir a redefinição do seu perfil de atuação no país, com destaque para três grandes áreas. A primeira é a de banco de investimento, com foco em fusões e aquisições, mercado de capitais, assessoramento de empresas nos estudos de viabilidade de concessões e o financiamento dos...

Valor Econômico

O grupo chinês Pengxin acaba de concluir sua segunda aquisição no país – a compra do controle da paranaense Belagrícola – e já sinaliza que tem planos ambiciosos para o Brasil. No começo de abril, o Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição, pelo conglomerado chinês, de 53,99% de participação na Belagrícola, que atua na comercialização de grãos e insumos no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, e faturou R$ 2,8 bilhões no último ano.

Em entrevista ao Valor, o presidente da Belagrícola,...

Valor Econômico

Ainda que caminhem para alcançar um novo volume recorde neste ano, as exportações brasileiras de soja continuam a ser negociadas por preços abaixo do previsto pelas grandes tradings, o que limitará o crescimento da receita dos embarques. Como a rentabilidade dessas vendas é fruto de uma equação que também inclui o câmbio, nos bastidores até a crise política que chacoalha o país passou a ser encarada como um fator menos negativo, pelo poder que tem, já demonstrado, de gerar desvalorizações do real em relação ao dólar.

Segundo levantamento da Associação Nacional dos...

Páginas

Fuso

Câmbio

Fale com as Embaixadas:

Informações Uteis