Brasil

Geografia

Delimitado pelo oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7 491 km. É limitado a norte pela Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a noroeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sul pelo Uruguai. Vários arquipélagos formam parte do território brasileiro, como Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Arquipélago de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. O país faz fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Equador e Chile.

Área Total - 8,514,877 km²
Comparação – Quinta maior do mundo
Terra - 8,459,417 km²
Água - 55,460 km²
Perímetro - 16,885 km
Fronteira - Argentina 1,261 km, Bolívia 3,423 km, Colômbia 1,644 km, Guiana Francesa 730 km, Guiana 1,606 km, Paraguai 1,365 km, Peru 2,995 km, Suriname 593 km, Uruguai 1,068 km, Venezuela 2,200 km.

Sociedade

O Brasil é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e população, com mais de 203 milhões de habitantes.

É o único país falante da língua portuguesa na América e o maior país lusófono do mundo, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do planeta, resultado da forte imigração vinda de muitos países.

População - 203,429,773 (Julho de 2011 aprox.)

Línguas - Português (língua oficial e mais amplamente falada)

nota: entre as línguas menos comuns temos o espanhol (em áreas de fronteira e escolas), alemão, italiano, japonês, inglês e um grande número de dialetos indígenas

Tipo de governo – república federativa

Divisões administrativas - 26 estados e um distrito federal*; Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal*, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.

Economia

O Brasil é a maior economia da América Latina (e a segunda da América, atrás apenas dos Estados Unidos), a sexta maior economia do mundo a taxas de mercado de câmbio e a sétima maior em paridade do poder de compra (PPC), de acordo com o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.

Fuso

Câmbio

Fale com as Embaixadas:

Informações Uteis