Clipping

Principais notícias sobre China publicadas na imprensa brasileira e internacional.

Macau Hub

Investidores da China solicitaram ao grupo Fumagalli, do Estado brasileiro do Paraná, que expandisse o projecto de construção de silos para armazenamento de cereais no Estado brasileiro de Mato Grosso, disse o presidente do grupo.

Alberto Fumagalli disse ainda ao jornal Gazeta do Povo terem os investidores chineses solicitado que ao invés de se avançar na construção de 10 silos, cada um com 60 mil toneladas de capacidade, se expandisse o projecto para 30 silos.

O Estado do Mato Grosso, líder brasileiro na produção de soja e de milho, produziu 58 milhões de toneladas na campanha agrícola 2017/2018, mas dispõe de silos para armazenagem estática com uma capacidade de apenas 33,8 milhões de toneladas, deixando de fora 24 milhões de toneladas.

O grupo Fumagalli – construtora que actua há 15 anos no sector do agronegócio – decidiu criar o fundo de investimento NovaLog FIP, a fim de captar recursos tanto no Brasil como no estrangeiro para construir os silos para cereais em diversos pontos do Estado do Mato Grosso.

O presidente do grupo adiantou haver quatro sociedades de investimento da China interessadas no negócio, bem como investidores dos Estados Unidos, Portugal, Médio Oriente e Brasil.

A Nova Log, uma empresa criada pelo grupo, será a responsável pela gestão dos silos, com a concordância dos investidores, que serão os sócios maioritários, adiantou Fumagalli.

O projecto encontra-se na fase de captação de recursos, estando previsto que as obras de construção possam ter início no primeiro trimestre de 2018, tendo os dois primeiros locais para a implantação dos silos sido já comprados.

“Os locais foram escolhidos de acordo com o défice de armazenagem actualmente existente e com considerações de carácter logístico”, disse Alberto Fumagalli.

O jornal brasileiro Valor Económico informou na semana passada terem os grupos chineses HNA Modern Logistic e Yangtze River Development assinado já um acordo de investimento com o fundo NovaLog FIP.

Fuso

Câmbio

Fale com as Embaixadas:

Informações Uteis