Leitura

Indicações de livros sobre China, realizadas pela equipe de Análise do CEBC e por especialistas convidados.

The Great Dragon Fantasy: A Lacanian Analysis Of Contemporary Chinese Thought
Autor: Wu Guanjun
Editora: World Scientific Publishing Company

A China percorreu um caminho único de desenvolvimento na era pós-maoísta. Especialmente na última década, a rápida ascensão da China ao nível de potência econômica global contrasta com os severos impasses que sofreram os países ocidentais (crises financeiras, turbulências político-sociais, etc.). Este livro analisa como os principais pensadores chineses entendem a atual prosperidade da China e o rápido desenvolvimento econômico e social do país. O autor estuda especificamente quais são os mecanismos ocultos que desempenharam um papel fundamental na tendência atual, de diversos pensadores contemporâneos chineses, em ressuscitar as ideias clássicas do Império do Meio. Ao mesmo tempo, o livro mostra como este novo fervor por descobrir as "características essenciais" do pensamento chinês revela as profundas transformações subjetivas e identitárias pelas quais atravessa o país asiático.

China's Urban Billion: The Story Behind The Biggest Migration In Human History
Autor: Tom Miller
Editora: Zed Books

O livro de 192 páginas escrito por Tom Miller, editor-executivo da China Economic Quarterly, publicação da consultoria GK Dragonomics, procura explicar como a China garantirá um caminho sadio para o seu desenvolvimento urbano, o que o autor classifica como o grande desafio para o país nos próximos anos.
Miller aborda a questão dos trabalhadores migrantes – um contingente de milhões de pessoas, vindas da zona rural, que buscam empregos na cidade – e detalha a importância do hukou, o registro de residência que liga os chineses à terra natal, onde o cidadão têm garantido o acesso a redes de saúde e educação, por exemplo. O sistema é, ao mesmo tempo, instrumento fundamental para evitar o êxodo rural e obstáculo, face à nova conformação urbana chinesa.
O autor mergulha em diversos temas a partir de dados consistentes levantados junto à consultoria que representa, pontuando os capítulos com personagens comuns, em histórias que se traduzem em crônica social da China contemporânea. É pela ótica também do morador que ele conta o projeto de Chongqing para dar status de moradores urbanos a detentores de hukou rurais, a realidade das tão faladas cidades-fantasma chinesas e o crescimento urbano para além das metrópoles de Pequim e Xangai, passando por cidades como Hangzhou, Tianjin, Kunming e Chengdu.

Re-Balancing China: Essays On The Global Financial Crisis, Industrial Policy And International Relations
Autor: Nolan, Peter
Editora: Anthem Press

Este livro reúne um conjunto de artigos interessantes sobre as tendências mais recentes da economia política chinesa no mundo posterior à crise financeira internacional de 2008. As discussões propostas trazem ao debate desde as mudanças no equilíbrio global do poder econômico até os dilemas internos da principal economia asiática.
A primeira parte fornece uma análise dos efeitos da crise financeira global sobre a economia da China, bem como o impacto positivo do pacote de resgate maciço que foi implementado em resposta à crise; ao mesmo tempo, enfatiza a necessidade de reequilibrar o modelo de crescimento chinês a partir da elevação dos níveis de consumo e uma maior eficiência na alocação e no retorno do capital investido. A segunda parte concentra-se no desafio da globalização para a política industrial chinesa antecipando as principais iniciativas a partir das quais a nova liderança do país pretende enfrentar essa questão: a reforma na gestão das empresas estatais e uma agressiva estratégia de catch-up tecnológico.
Trata-se de uma rica leitura, que oferece insights fundamentais para compreender os pilares e os desafios da nova estratégia de desenvolvimento chinesa em um mundo em transição.

Avoiding The Fall: China's Economic Restructuring
Autor: Pettis, Michael
Editora: Carnegie Endowment for International Peace

Ao analisar o cenário de desaceleração econômica da China, Michael Pettis desmitifica as expectativas otimistas para o crescimento do país asiático e detalha as opções de Pequim para a reestruturação da economia. De acordo com o autor, o esforço de impulsionar um aumento no consumo doméstico terá custos políticos, o que ainda assim, deveria levar a China a elevar a renda familiar e a reduzir sua dependência em investimentos para evitar o fracasso.

As anotações sobre pintura do monge abóbora-amarga
Autor: Ryckmans, Pierre
Editora: Unicamp

Lançado pela Editora Unicamp, em 2010, este livro traz as traduções e comentários do sinólogo belga Pierre Ryckmans sobre o texto de Shitao (1642-1717), um dos maiores pintores chineses que assinava muitas de suas obras como "Monge Abóbora-Amarga". Estas "anotações" condensam ideias das principais escolas do pensamento clássico chinês (Taoísmo, Confucionismo e Budismo) sobre o ato de criação artística, o que ele chama de "Único Traço de Pincel".

Por mais longe que se vá, por mais alto que se suba, é preciso começar por um simples passo. Assim, o Único Traço de Pincel abarca tudo, até o longíquo mais inacessível e em 10 bilhões de pinceladas não há sequer uma cujo início e fim não residam finalmente neste Único Traço de Pincel, cujo controle pertence apenas ao homem.

(Anotações sobre Pintura do Monge Abóbora-Amarga, capítulo 1, in RYCKMANS, 2010, p. 25)

A publicação ainda traz um caderno de imagenscom obras deste e de outros pintores importantes da pintura tradicional chinesa.

Páginas

Fuso

Câmbio

Fale com as Embaixadas:

Informações Uteis