Leitura

Indicações de livros sobre China, realizadas pela equipe de Análise do CEBC e por especialistas convidados.

China's Urban Billion: The Story Behind The Biggest Migration In Human History
Autor: Tom Miller
Editora: Zed Books

O livro de 192 páginas escrito por Tom Miller, editor-executivo da China Economic Quarterly, publicação da consultoria GK Dragonomics, procura explicar como a China garantirá um caminho sadio para o seu desenvolvimento urbano, o que o autor classifica como o grande desafio para o país nos próximos anos.
Miller aborda a questão dos trabalhadores migrantes – um contingente de milhões de pessoas, vindas da zona rural, que buscam empregos na cidade – e detalha a importância do hukou, o registro de residência que liga os chineses à terra natal, onde o cidadão têm garantido o acesso a redes de saúde e educação, por exemplo. O sistema é, ao mesmo tempo, instrumento fundamental para evitar o êxodo rural e obstáculo, face à nova conformação urbana chinesa.
O autor mergulha em diversos temas a partir de dados consistentes levantados junto à consultoria que representa, pontuando os capítulos com personagens comuns, em histórias que se traduzem em crônica social da China contemporânea. É pela ótica também do morador que ele conta o projeto de Chongqing para dar status de moradores urbanos a detentores de hukou rurais, a realidade das tão faladas cidades-fantasma chinesas e o crescimento urbano para além das metrópoles de Pequim e Xangai, passando por cidades como Hangzhou, Tianjin, Kunming e Chengdu.

Fuso

Câmbio

Fale com as Embaixadas:

Informações Uteis