Leitura

Indicações de livros sobre China, realizadas pela equipe de Análise do CEBC e por especialistas convidados.

Cultura

The Great Dragon Fantasy: A Lacanian Analysis Of Contemporary Chinese Thought
Autor: Wu Guanjun
Editora: World Scientific Publishing Company

A China percorreu um caminho único de desenvolvimento na era pós-maoísta. Especialmente na última década, a rápida ascensão da China ao nível de potência econômica global contrasta com os severos impasses que sofreram os países ocidentais (crises financeiras, turbulências político-sociais, etc.). Este livro analisa como os principais pensadores chineses entendem a atual prosperidade da China e o rápido desenvolvimento econômico e social do país. O autor estuda especificamente quais são os mecanismos ocultos que desempenharam um papel fundamental na tendência atual, de diversos pensadores contemporâneos chineses, em ressuscitar as ideias clássicas do Império do Meio. Ao mesmo tempo, o livro mostra como este novo fervor por descobrir as "características essenciais" do pensamento chinês revela as profundas transformações subjetivas e identitárias pelas quais atravessa o país asiático.

As anotações sobre pintura do monge abóbora-amarga
Autor: Ryckmans, Pierre
Editora: Unicamp

Lançado pela Editora Unicamp, em 2010, este livro traz as traduções e comentários do sinólogo belga Pierre Ryckmans sobre o texto de Shitao (1642-1717), um dos maiores pintores chineses que assinava muitas de suas obras como "Monge Abóbora-Amarga". Estas "anotações" condensam ideias das principais escolas do pensamento clássico chinês (Taoísmo, Confucionismo e Budismo) sobre o ato de criação artística, o que ele chama de "Único Traço de Pincel".

Por mais longe que se vá, por mais alto que se suba, é preciso começar por um simples passo. Assim, o Único Traço de Pincel abarca tudo, até o longíquo mais inacessível e em 10 bilhões de pinceladas não há sequer uma cujo início e fim não residam finalmente neste Único Traço de Pincel, cujo controle pertence apenas ao homem.

(Anotações sobre Pintura do Monge Abóbora-Amarga, capítulo 1, in RYCKMANS, 2010, p. 25)

A publicação ainda traz um caderno de imagenscom obras deste e de outros pintores importantes da pintura tradicional chinesa.

China: A New Model for Growth aand Development
Autor: Gaurnaut, Ross; Fang, Cai; Song, Ligang
Editora: ANU E Press

No livro China: A New Model for Growth and Development, os pesquisadores, Ross Garnaut, Cai Fang e Ligang Song, analisam atuais mudanças na economia chinesa. Segundo os autores, estas mudanças, políticas e estruturais, são necessárias para aumentar o valor do crescimento para a comunidade chinesa e para sustentar o crescimento futuro. As mudanças seriam tão abrangentes e profundas que representariam um novo modelo de crescimento para economia chinesa. Este livro descreve então a substituição de um modelo de crescimento antigo e desinibido em relação à expansão de investimento, para um crescimento econômico moderno. Além disto, são realizados insights sobre as mudanças e aonde elas terão mais preponderância. Estas incluem requisitos para a construção de novas instituições, finanças públicas para o crescimento futuro, ajustes na poupança, indústria e agricultura, estrutura demográfica e ambiente de trabalho. Além disto, também são incluídos: padrões de migração rural-urbana, perspectivas para economia verde, políticas para energia, estratégias para mitigar as mudanças climáticas, interação chinesa na economia internacional através de seus investimentos no exterior e comércio de produtos de alta tecnologia.

Run of the Red Queen: Government, Innovation, Globalization, and Economic Growth in China
Autor: Dan Breznitz, Michael Murphree
Editora: Yale University Press

O livro é recomendado para empresários interessados em entender o papel da inovação no desenvolvimento econômico da China. Este livro, meticulosamente pesquisado, revela e explica, em detalhes, como o sistema de inovação da China se encaixa em um mundo de produção fragmentada com rápida expansão da fronteira tecnológica. O texto apresenta uma nova maneira de pensar sobre inovação e desenvolvimento econômico. Os pontos fortes e fracos do sistema econômico chinês são examinados frente aos avanços da inovação, e os autores descobrem que, ao contrário da crença popular, inovação de ponta não é um pré-requisito para a vitalidade econômica e que a China é um caso perfeito neste aspecto.

Fuso

Câmbio

Fale com as Embaixadas:

Informações Uteis