Leitura

Indicações de livros sobre China, realizadas pela equipe de Análise do CEBC e por especialistas convidados.

Economia

China's Urban Billion: The Story Behind The Biggest Migration In Human History
Autor: Tom Miller
Editora: Zed Books

O livro de 192 páginas escrito por Tom Miller, editor-executivo da China Economic Quarterly, publicação da consultoria GK Dragonomics, procura explicar como a China garantirá um caminho sadio para o seu desenvolvimento urbano, o que o autor classifica como o grande desafio para o país nos próximos anos.
Miller aborda a questão dos trabalhadores migrantes – um contingente de milhões de pessoas, vindas da zona rural, que buscam empregos na cidade – e detalha a importância do hukou, o registro de residência que liga os chineses à terra natal, onde o cidadão têm garantido o acesso a redes de saúde e educação, por exemplo. O sistema é, ao mesmo tempo, instrumento fundamental para evitar o êxodo rural e obstáculo, face à nova conformação urbana chinesa.
O autor mergulha em diversos temas a partir de dados consistentes levantados junto à consultoria que representa, pontuando os capítulos com personagens comuns, em histórias que se traduzem em crônica social da China contemporânea. É pela ótica também do morador que ele conta o projeto de Chongqing para dar status de moradores urbanos a detentores de hukou rurais, a realidade das tão faladas cidades-fantasma chinesas e o crescimento urbano para além das metrópoles de Pequim e Xangai, passando por cidades como Hangzhou, Tianjin, Kunming e Chengdu.

Re-Balancing China: Essays On The Global Financial Crisis, Industrial Policy And International Relations
Autor: Nolan, Peter
Editora: Anthem Press

Este livro reúne um conjunto de artigos interessantes sobre as tendências mais recentes da economia política chinesa no mundo posterior à crise financeira internacional de 2008. As discussões propostas trazem ao debate desde as mudanças no equilíbrio global do poder econômico até os dilemas internos da principal economia asiática.
A primeira parte fornece uma análise dos efeitos da crise financeira global sobre a economia da China, bem como o impacto positivo do pacote de resgate maciço que foi implementado em resposta à crise; ao mesmo tempo, enfatiza a necessidade de reequilibrar o modelo de crescimento chinês a partir da elevação dos níveis de consumo e uma maior eficiência na alocação e no retorno do capital investido. A segunda parte concentra-se no desafio da globalização para a política industrial chinesa antecipando as principais iniciativas a partir das quais a nova liderança do país pretende enfrentar essa questão: a reforma na gestão das empresas estatais e uma agressiva estratégia de catch-up tecnológico.
Trata-se de uma rica leitura, que oferece insights fundamentais para compreender os pilares e os desafios da nova estratégia de desenvolvimento chinesa em um mundo em transição.

Avoiding The Fall: China's Economic Restructuring
Autor: Pettis, Michael
Editora: Carnegie Endowment for International Peace

Ao analisar o cenário de desaceleração econômica da China, Michael Pettis desmitifica as expectativas otimistas para o crescimento do país asiático e detalha as opções de Pequim para a reestruturação da economia. De acordo com o autor, o esforço de impulsionar um aumento no consumo doméstico terá custos políticos, o que ainda assim, deveria levar a China a elevar a renda familiar e a reduzir sua dependência em investimentos para evitar o fracasso.

China: A New Model for Growth aand Development
Autor: Gaurnaut, Ross; Fang, Cai; Song, Ligang
Editora: ANU E Press

No livro China: A New Model for Growth and Development, os pesquisadores, Ross Garnaut, Cai Fang e Ligang Song, analisam atuais mudanças na economia chinesa. Segundo os autores, estas mudanças, políticas e estruturais, são necessárias para aumentar o valor do crescimento para a comunidade chinesa e para sustentar o crescimento futuro. As mudanças seriam tão abrangentes e profundas que representariam um novo modelo de crescimento para economia chinesa. Este livro descreve então a substituição de um modelo de crescimento antigo e desinibido em relação à expansão de investimento, para um crescimento econômico moderno. Além disto, são realizados insights sobre as mudanças e aonde elas terão mais preponderância. Estas incluem requisitos para a construção de novas instituições, finanças públicas para o crescimento futuro, ajustes na poupança, indústria e agricultura, estrutura demográfica e ambiente de trabalho. Além disto, também são incluídos: padrões de migração rural-urbana, perspectivas para economia verde, políticas para energia, estratégias para mitigar as mudanças climáticas, interação chinesa na economia internacional através de seus investimentos no exterior e comércio de produtos de alta tecnologia.

China: The Art of Law - Chronicling Deals, Disasters, Greed, Stupidity and Occasional Success in the New China
Autor: Schaub, Mark
Editora: Kluwer Law International

Costumamos dizer que ganhamos muita experiência com nossos erros. Entretanto, como errar pode custar caro, aprender com a experiência vivida por outros pode economizar tempo e dinheiro, principalmente quando estamos falando de um investimento jurídico/regulatório tão distante quanto o chinês. O livro China: The Art of Law relata alguns casos práticos vividos por investidores estrangeiros na China que podem servir de referência aos novos investidores brasileiros.

Páginas

Fuso

Câmbio

Fale com as Embaixadas:

Informações Uteis