Leitura

Indicações de livros sobre China, realizadas pela equipe de Análise do CEBC e por especialistas convidados.

História

The Great Dragon Fantasy: A Lacanian Analysis Of Contemporary Chinese Thought
Autor: Wu Guanjun
Editora: World Scientific Publishing Company

A China percorreu um caminho único de desenvolvimento na era pós-maoísta. Especialmente na última década, a rápida ascensão da China ao nível de potência econômica global contrasta com os severos impasses que sofreram os países ocidentais (crises financeiras, turbulências político-sociais, etc.). Este livro analisa como os principais pensadores chineses entendem a atual prosperidade da China e o rápido desenvolvimento econômico e social do país. O autor estuda especificamente quais são os mecanismos ocultos que desempenharam um papel fundamental na tendência atual, de diversos pensadores contemporâneos chineses, em ressuscitar as ideias clássicas do Império do Meio. Ao mesmo tempo, o livro mostra como este novo fervor por descobrir as "características essenciais" do pensamento chinês revela as profundas transformações subjetivas e identitárias pelas quais atravessa o país asiático.

As anotações sobre pintura do monge abóbora-amarga
Autor: Ryckmans, Pierre
Editora: Unicamp

Lançado pela Editora Unicamp, em 2010, este livro traz as traduções e comentários do sinólogo belga Pierre Ryckmans sobre o texto de Shitao (1642-1717), um dos maiores pintores chineses que assinava muitas de suas obras como "Monge Abóbora-Amarga". Estas "anotações" condensam ideias das principais escolas do pensamento clássico chinês (Taoísmo, Confucionismo e Budismo) sobre o ato de criação artística, o que ele chama de "Único Traço de Pincel".

Por mais longe que se vá, por mais alto que se suba, é preciso começar por um simples passo. Assim, o Único Traço de Pincel abarca tudo, até o longíquo mais inacessível e em 10 bilhões de pinceladas não há sequer uma cujo início e fim não residam finalmente neste Único Traço de Pincel, cujo controle pertence apenas ao homem.

(Anotações sobre Pintura do Monge Abóbora-Amarga, capítulo 1, in RYCKMANS, 2010, p. 25)

A publicação ainda traz um caderno de imagenscom obras deste e de outros pintores importantes da pintura tradicional chinesa.

On China

07/05/2012
On China
Autor: Henry Kissinger
Editora: Penguin Press HC

POR DANI NEDAL*

É impossível ficar em dia com todos os livros que são publicados quase semanalmente sobre a China, sua economia, sistema político, sociedade, política externa etc. Mas se você pretende ler um só livro sobre China nos próximos meses, que seja este. Não porque é o mais inovador, abrangente, ou academicamente rigoroso, mas porque é escrito de modo leve e acessível e oferece argumentos provocativos e conselhos sensatos que merecem atenção. Tudo isso na forma de uma agradável jornada através da história milenar da China e sua relação com o mundo exterior, recheado de recordações pessoais e anedotas curiosas.

Toda obra tem suas falhas e a leitura seletiva- e ocasionalmente imprecisa - que Kissinger faz da história chinesa e a admiração que ele guarda por uma das figuras mais brutais da história moderna chegam a ser desconfortáveis em certos momentos. Estas falhas, no entanto, são mais do que compensadas, por seu trabalho excepcional de, mais uma vez, trazer ao público geral conceitos e insights de uma literatura acadêmica por vezes obscura, de forma a enriquecer o debate a respeito de um dos temas mais importantes da atualidade.

Aqueles que preferem ler na lingua materna, muito em breve, poderão contar com uma edição em Português, pela editora Objetiva.

*Dani Nedal é Pesquisador no Departamento de Política Internacional da Universidade de Aberystwyth (Reino Unido) e colaborador do Centro de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas

Fuso

Câmbio

Fale com as Embaixadas:

Informações Uteis