Diretoria

Presidente

Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves

Luiz Augusto de Castro Neves foi Embaixador do Brasil no Paraguai (2000-2004), na China (2004-2008) e no Japão (2008-2010). No Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), foi Secretário-Geral Adjunto das Relações Exteriores e Diretor-Geral do Departamento das Américas. Foi membro da Junta de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica em Viena, Subchefe de Assuntos Econômicos da Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional (1985-1987) e Secretário Executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (1992-1995). Serviu nas Embaixadas de Buenos Aires, Londres, Washington e Ottawa. Foi Presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e membro do Conselho de Administração de Itaipu Binacional. Castro Neves é membro do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, onde preside o Comitê de Governança Corporativa e Sustentabilidade, e Vice-Presidente Emérito do CEBRI. Integra também o Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio.

Diretor

Rodrigo da Rocha Vollet

Gerente Geral da Unidade de Negócios Internacionais do Banco do Brasil

Rodrigo da Rocha Vollet é Gerente Geral da Unidade de Negócios Internacionais do Banco do Brasil, responsável pela gestão dos Escritórios de Comércio Exterior no Brasil, pelas agências do BB no exterior e pelos produtos e Câmbio e Comércio Exterior. Com mais de 35 anos de experiência no mercado e no atendimento a clientes de todos os segmentos, entre outras funções, já atuou como gerente geral no exterio no BB Xangai-China. Cursou Ciências Econômicas, tem especialização em Mercado de Capitais e MBA em Negócios e Finanças Internacionais pela  Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Diretor

Demetrius Cruz

Diretor de Assuntos Públicos, Ciência e Sustentabilidade na Bayer Brasil

Demetrius Cruz é Diretor de Assuntos Públicos, Ciência e Sustentabilidade na Bayer Brasil. Graduado em Antropologia pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Tem uma trajetória profissional de quase 30 anos em relações governamentais e gestão de riscos regulatórios, com passagens pelo Legislativo, pelo Executivo e, desde 2017, pela iniciativa privada. Foi responsável pela Assessoria Parlamentar dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, membro de Conselhos de Administração de bancos públicos e Superintendente de Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance de um consórcio de empresas de seguro.

Diretor

José Leandro Borges

Diretor do Bradesco

Formado em Economia pela Universidade São Paulo, com MBA em Finanças pelo Ibmec (atual Insper), José Leandro Borges ingressou no mercado financeiro há 25 anos no antigo Banco Real como Trainee, tendo trabalhado nas áreas de Trade Finance, Operações Estruturadas e na agência em Nova York. No Antigo ABN Amro, que sucedeu o Banco Real , foi o Banker do Corporate e responsável pela unidade que cobria o setor automotivo. Na fusão com o Santander, participou do time global de multinacionais e, na mudança para o HSBC, comandou o time de multinacionais Brasil, assumindo posteriormente a posição de Head Multinationals Latam, que consistia na cobertura dos clientes globais na região da América Latina. No Bradesco, é o responsável pela unidade de multinacionais corporativa que foi implementada após a aquisição do HSBC Brasil pelo Bradesco.

Diretor

Bruno Ferla

Vice-Presidente Global Jurídico, Relações Institucionais e Compliance da BRF

Bruno Ferla é Vice-Presidente Global Jurídico, Compliance, Governança Corporativa, Relações Institucionais, Tributário e M&A da BRF. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), tem Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou suas atividades na BRF em 2018, após ter atuado em renomadas empresas como Pinheiro Neto Advogados, Linklates, Alpargatas, Camargo Corrêa, Veirano Advogados e VPBG. É membro da Internacional Bar Association (IBA) e do Conselho Diretivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA, e participou do Conselho Diretivo da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA.

Diretora

Sueme Mori Andrade

Diretora de Relações Internacionais da CNA

Sueme Mori é Diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. Engenheira Mecânica de formação, tem especializações em Comércio Exterior e Gestão Estratégica. Já atuou como Coordenadora Geral de Investimentos e Cooperação Internacional no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi Gerente de Estratégia de Mercado da Apex-Brasil, além de ter trabalhado anteriormente no SESI Nacional, na Embraco e na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

Diretor

Roberto Amadeu Milani

Vice-presidente da Comexport

Roberto Amadeu Milani é vice-presidente do Grupo Comexport Cia de Comércio Exterior e opera ativamente no comércio Brasil-China desde o início dos anos 80. É diretor e cofundador do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e da Associação Brasileira das Empresas de Comércio Exterior (ABECE). É diretor do Conselho Executivo do Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC). É formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Diretor

José Serrador Neto

Vice-Presidente Global de Relações Institucionais da Embraer

José Serrador Neto é engenheiro de produção formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), pós-graduado em Direito Internacional e das Relações Econômicas do Comércio pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Ingressou na Embraer em 2000, atualmente é Vice-Presidente Global de Relações Institucionais, com responsabilidades sobre a pauta institucional da Embraer no Brasil e no Exterior e responsável por representar da empresa em entidades de classe e empresariais. É Presidente do Capítulo Brasileiro do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos e Conselheiro do Aviation Working Group, da Câmara Portuguesa, do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa e do Fundo de Pensão dos Funcionários (EmbraerPrev). É Diretor do Conselho Empresarial Brasil-China, da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil e membro no Conselho Empresarial dos BRICS (CEBRICS) e da Força Tarefa de Comércio e Investimentos do B20. Foi condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico (Força Aérea Brasileira, 2013), Ordem do Barão de Mauá  (MDIC, 2018) e a Ordem do Rio Branco (MRE, 2021).

Diretora

Luciana Nicola

Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco

Luciana Nicola é Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco e tem 18 anos de experiência em relacionamento institucional empresarial e no terceiro setor. Graduada em Direito, ela tem especialização em Comunicação Empresarial pela ESPM e master em Liderança e Gestão Pública (MLG) do CLP com módulo concluído em Harvard. Como gestora, já esteve à frente de áreas como Comunicação Interna e Externa, Mobilização de Colaboradores e Investimento Social Privado. Foi idealizadora da plataforma de mobilidade urbana do Itaú Unibanco, que promove a bicicleta como meio de transporte nas cidades e já totaliza mais de 20 milhões de viagens desde o início do primeiro projeto, em novembro de 2011.

Diretora

Marcela Rocha

Diretora Executiva de Assuntos Corporativos da JBS

Diretora Executiva de Assuntos Corporativos da JBS desde maio de 2020, responsável pelas áreas de comunicação, mídia e relações institucionais, incluindo imprensa, organismos governamentais e não governamentais, entidades setoriais, entre outros. É integrante do Board e do Comitê de Diversidade da Companhia. Anteriormente, esteve a frente da comunicação da J&F Investimentos e foi Diretora Executiva de uma das maiores agências de comunicação do país, onde liderou o atendimento a clientes como Petrobras, Coca-Cola, BNDES, governos, além de ter atuado como repórter e editora de veículos digitais, impressos e TVs.

 

Diretor

José Soares

Diretor Comercial do Negócio Papel & Cartão da Klabin

José Soares possui mais de 30 anos de experiência no setor de papel e celulose. Durante esse período, consolidou sua trajetória profissional nas áreas de marketing, vendas, desenvolvimento de produto e logística para os mercados de papel de imprimir e escrever e papel cartão. Ingressou na Klabin em 2005, como Diretor Comercial do Negócio Kraftliner. Em 2015, assumiu a Direção Comercial de Celulose da companhia. Desde 2020 exerce a função de Diretor Comercial do Negócio Papel & Cartão, reportando ao CEO da companhia.

 

Diretor

Pablo Machado

Diretor Executivo Ásia; Suzano Shanghai Ltd – Chairman

Pablo F. G. Machado é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Contratos, Direito Comercial e Negociação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado (LL.M) em Direito do Comércio Internacional pela Universidade da Califórnia, Martin Luther King School of Law (EUA). Pablo ocupa a posição de Diretor Executivo da Suzano Ásia, baseado em Xangai, responsável pelos negócios da Suzano na região. Iniciou sua carreira em escritório de advocacia e migrou para o grupo Louis Dreyfus Commodities, onde exerceu várias posições no Brasil e no exterior, chegando a ser Vice-Presidente Executivo para a América Latina. Ingressou na Suzano S.A. em 2015, companhia na qual ocupou várias posições executivas, como Global General Counsel, Diretor Executivo responsável por Relações Corporativas, Proteção Florestal, Sustentabilidade, questões tributárias, dentre outros, até assumir sua posição atual na China, em 2021.

Diretor

Gustavo Rabello

Sócio do TozziniFreire Advogados

Gustavo possui mais de 15 anos de prática na área de mercado de capitais, com sólida experiência na assessoria a clientes nacionais e estrangeiros na constituição e no gerenciamento de fundos de investimento no Brasil, bem como em operações sindicalizadas e project finance. Sua expertise inclui assessoria a securitizadoras, gestoras de investimento e empresas multinacionais, com a negociação direta de contratos de gestão de ativos e de regulamentos de fundos de investimento, estruturação de projetos de infraestrutura, além de coordenação de operações envolvendo a prestação de serviços de agente de garantias, de escrituração e de custódia física e eletrônica de ativos cartulares e de contas vinculadas em geral. Trabalhou durante quase 10 anos em diferentes áreas do BNY Mellon (The Bank of New York Mellon), além de ter atuado em escritórios de advocacia na Inglaterra e na China, tendo residido na Ásia por quatro anos.

Diretor

Gustavo Biscassi

Head de Relações Externas da Vale

Gustavo Biscassi é Head de Relações Externas da Vale, com responsabilidade pelo engajamento institucional com stakeholders da esfera internacional. Além da atuação no Brasil e demais países onde a empresa está presente, Gustavo lidera a área institucional da Vale na China, com escritório em Pequim. Na Vale desde 2020, foi Gerente Sênior de Assuntos Institucionais e Governamentais do Corredor Sudeste. Com mais de 15 anos de experiência profissional em grandes corporações, com experiências em empresas de bens de consumo e bebidas, mineração e serviços, trabalhou por 11 anos na Ambev nas áreas Tributárias e de Relações Governamentais, tendo como última função a de Diretor Global de Relações Corporativas em Nova Iorque. É Advogado com especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET e possui Mestrado em Direito (LLM) pela Universidade de Georgetown, em Washington D.C.

Diretor

Pedro Aguiar de Freitas

Sócio do Veirano Advogados

Pedro Freitas é Conselheiro Nacional do CESA (Centro de Estudos de Escritórios de Advogados) e Vice-Presidente do Instituto Innovare. É membro do Conselho Curador da Fundação Renova, do Comitê de Avaliação da FGV Direito do Rio de Janeiro e do Conselho Consultivo da Bimbo Indústrias de Alimentos. Integra o Comitê de Arbitragem da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), a Comissão de Mineração da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e a Comissão de Mineração da Câmara Britânica de Comércio (BRITCHAM). É Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e fez curso de Liderança em Escritórios de Advocacia na Harvard Law School e de Operações Financeiras na London School of Economics and Political Science. Escreveu diversos artigos e publicações e realizou diversas apresentações em conferências e fóruns. Recebeu variados prêmios de reconhecimento de publicações especializadas brasileiras e internacionais ao longo dos anos.

Diretora de Economia

Fabiana D’Atri

Superintendente de Economia da Bradesco Asset

Economista especializada em China há mais de 15 anos. Nesse período esteve nos país diversas vezes, em viagens de pesquisa, atendendo a conferências e seminários executivos. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo em 2001 e Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas em 2006. Foi Professora no Mestrado da Escola de Economia da FGV, lecionando sobre a economia chinesa. Com passagens anteriores no ABN Amro e na Tendências Consultoria, trabalha no Bradesco como economista desde 2008. Nesse período, teve experiência no atendimento a clientes, compartilhando o cenário econômico brasileiro e global, e nas operações da mesa proprietária tesouraria. Desde julho de 2022, é Superintendente de Economia na Bradesco Asset, responsável pelo acompanhamento da economia internacional junto aos gestores dos diversos fundos. É Diretora de Economia do Conselho Empresarial Brasil-China desde 2014.