Comitê Consultivo

Embaixador Marcos Caramuru de Paiva

Ex-Embaixador do Brasil na China

Foi Embaixador do Brasil na China (2016-2018), é formado pela Academia Diplomática Brasileira e graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre outras funções, foi Cônsul-Geral em Xangai (2008-2011), Embaixador na Malásia (2004-2008), Presidente do Conselho de Controle de Atividades financeiras (2003), Vice-Ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda (1996-2002), e Diretor Executivo do Banco Mundial (1993-1996). É Conselheiro Consultivo Internacional do CEBRI e Sócio e Gestor da KEMU Consultoria.

Embaixador Marcos Galvão

Embaixador do Brasil na China

Há mais de quarenta anos na carreira diplomática, foi Secretário-Geral das Relações Exteriores (2016-18), Embaixador do Brasil no Japão (2011-2013), Representante Permanente junto à OMC (2013-2016) e Chefe da Missão do Brasil junto à União Europeia (2019-2022). Entre outras funções que ocupou fora do Itamaraty, foi Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e negociador principal, por aquela pasta, no processo do G-20 (2008-2010).

Embaixadora Tatiana Rosito

Secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda

Secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda desde janeiro de 2023, a cargo da trilha de finanças na presidência brasileira do G20, da relação com organismos financeiros internacionais e fundos climáticos, e da cooperação econômica e financeira com parceiros bilaterais, entre outras funções. Foi Consultora Sênior do Novo Banco de Desenvolvimento, em Xangai, e Representante Chefe na China e Gerente Geral de Desenvolvimento de Negócios na Ásia da Petrobras, em Pequim. Diplomata de carreira desde 1995, ocupou também outras posições no Brasil e no exterior, como Secretária-Executiva da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República, Chefe da Assessoria Especial do Ministro da Fazenda e Assessora Especial do Ministro do Planejamento. No Ministério das Relações Exteriores, foi Assessora do Secretário-Geral, Ministra-Conselheira na Embaixada do Brasil em Pequim e Conselheira Econômico-Comercial na Embaixada do Brasil em Singapura. Tatiana trabalhou na Presidência da República entre 1999 e 2002, como Assessora do Ministro-Chefe da Casa Civil e representante na CAMEX, entre outras funções. É Mestre em Desenvolvimento Econômico Internacional pela Harvard Kennedy School e concluiu o Mestrado Executivo em Administração de Empresas pelo INSEAD e a Universidade de Tsinghua. Estudou Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade de Brasília.

Ivan Ramalho

Membro Honorário do CEBC e Ex-Secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Foi Alto Representante Geral do Mercosul (2012-2015), Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2006-2010 e 2015), no qual assumiu por muitas vezes a função de Ministro Interino e a Presidência do Conselho de Administração da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), sendo titular nas Presidências do COFIG, Comitê de Financiamento e Seguro de Crédito das Exportações, do Conselho de Administração do BNDES e GECEX (Grupo Executivo da Camex). Foi Presidente da ABECE (Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior – ABECE/TRADING) (2011-2012), Secretário de Comércio Exterior do MDIC (2003-2005) e anteriormente Diretor do DECEX (Departamento de Operações da SECEX). Foi também Chefe de Departamento da CACEX (Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil), membro efetivo do Conselho de Administração do BNDES e da BNDES Participações, Coordenador do GT responsável pelo desenvolvimento e implantação do SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior), Presidente da Comissão Administradora responsável pela participação do Brasil nas Exposições Universais de Xangai (China) e Milão (Itália).

 

Jorge Arbache

Professor de Economia da Universidade de Brasília

Professor de Economia da Universidade de Brasília e consultor econômico. Foi Vice-Presidente do Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Secretário de Assuntos Internacionais e Economista-Chefe do Ministério do Planejamento. Também atuou como Secretário Executivo do Fundo de Investimento Brasil-China, Assessor Econômico Sênior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Economista Sênior do Banco Mundial e Economista da Organização Internacional do Trabalho. Arbache tem experiência como membro de Conselhos de Administração de empresas e bancos e de Comitês Consultivos de instituições nacionais e internacionais das áreas de negócios, de representação e de conhecimento. É colunista do Jornal Valor Econômico e publica regularmente trabalhos acadêmicos sobre América Latina, economia do desenvolvimento, energia, economia da sustentabilidade e assuntos relacionados.

Larissa Wachholz

Sócia da Vallya Participações

Executiva de negócios e relações institucionais com mais de 15 anos de experiência. Viveu em Pequim de 2008 a 2013. Atua especialmente em infraestrutura, energia e agronegócio. Foi Assessora Especial da Ministra da Agricultura do Brasil entre 2019 e 2021, onde criou o “Núcleo China”. Mestre em Estudos Contemporâneos da China pela Renmin University of China, tem passagens pela London School of Economics e Peking University. Contribui regularmente com a imprensa, think tanks e academia. É Sênior Fellow de Ásia do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). É Sócia-Fundadora e foi Vice-Presidente do Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV). Em 2024, Larissa Wachholz passou a integrar a rede de especialistas do China Council for International Cooperation on Environment and Development (CCICED), onde participa da elaboração de recomendações de políticas para investimentos chineses no exterior a partir de critérios de sustentabilidade.

Luiz Fernando Furlan

Ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Chairman do LIDE Global – Grupo de Líderes Empresariais, é também Presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). É membro honorário do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Integra o Conselho de Administração da Videolar-Innova S/A, é Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), membro do Conselho Supervisor da Japan House e do Conselho Consultivo do Instituto Ayrton Senna. Atua como membro do Comitê de Líderes do MEI/CNI (Movimento Empresarial pela Inovação) e do Comitê de Notáveis (Wise Group) Brasil/Japão (CNI/KEIDANREN). Foi Presidente do Conselho Deliberativo da SP Negócios (empresa ligada à Prefeitura de São Paulo) de 2017 a 2020 e do Conselho de Administração da Sadia S.A. Também foi Co-Presidente do Conselho de Administração da BRF S.A. (2009-2011), além de ter integrado o Global Board da Panasonic (Japão), o Walmart (EUA), o Conselho de Administração da Telefônica S.A. (Espanha), a Telefônica (Brasil), a AGCO (EUA) e o Conselho da Global Ocean Commission (EUA), focado na conservação dos oceanos. É brasileiro, viúvo, empresário, engenheiro químico e administrador de empresas, com especialização em administração financeira.

Marcos Jank

Professor Sênior de Agronegócio no INSPER e Coordenador do Centro Insper Agro Global

Professor Sênior de Agronegócio no INSPER e Coordenador do Centro Insper Agro Global. Ex-Presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil (Asia-Brazil Agro Alliance – ABAA), um projeto de representação institucional na Ásia patrocinado pela APEX, ABPA, ABIEC e UNICA. Foi presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e fundador do ICONE, além de Professor Associado da Universidade de São Paulo, na FEA e ESALQ.

Octavio de Barros

Sócio-Fundador da Quantum4 - Soluções de Inovação

Vice-Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil. Atua como membro dos Conselhos da Aliança Francesa, do Lycée Molière, da AUF-Agence Universitaire de la Francophonie, da Fundação Bienal São Paulo, da OSESP-Orquestra Sinfônica de São Paulo, do Comitê Consultivo do Conselho Empresarial Brasil-China e do Conselho do Instituto de Relações Internacionais & Comércio Exterior (IRICE). Preside a OMRBarros Consultoria Econômica e é presidente do think tank República do Amanhã no Brasil.

Reinaldo Ma

Sócio do IEST, Advogado e Consultor

Advogado e consultor com mais de 20 anos de experiência no mercado e sócio da IEST Group. Ma ingressou no mercado na Petrobras, atuou no desenvolvimento do mercado de minério de ferro na China pela Samarco, baseado em Hong Kong (2002-2004), foi um dos primeiros colaboradores e atuou na fundação do Conselho Empresarial Brasil-China (2004). Trabalhou nos escritórios de Xangai (2006) e Hong Kong (2007) do escritório Simmons & Simmons e foi advogado e sócio de renomadas bancas de advocacia brasileiras. No decorrer de sua carreira, Reinaldo assessorou inúmeras empresas brasileiras e chinesas com seus investimentos no eixo Brasil-China em setores como: aeronáutico, automotivo, bancário, construção, energia, energias renováveis, equipamentos, equipamentos pesados, estaleiros, pagamentos, petróleo e gás, tecnologia/internet, telecomunicações e saneamento.

Renato Baumann

Economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Doutor em Economia pela Universidade de Oxford, Técnico de Pesquisa e Planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 1975 e Coordenador de Estudos em Relações Econômicas Externas do instituto de 2020 a outubro de 2024. Foi professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília de 1983 a 2019, Coordenador do Setor Externo do Ipea entre 1988 e 1989, Economista da CEPAL entre 1989 e 2010, Diretor do Escritório da CEPAL no Brasil de 1995 a 2010, Assessor da Vice-Presidência do Banco Mundial de junho a novembro de 2010. Também atuou como Diretor de Estudos, Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea entre 2012 e 2015, membro do Comitê Assessor da OCDE para Ciência, Tecnologia e Inovação em 2014 e 2015, Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão entre 2016 e 2019 e Subsecretário de Investimentos Externos da CAMEX (Ministério da Economia) entre 2019 e 2020. Baumann tem 17 livros e dezenas de artigos técnicos publicados.

Roberto Fendt

Ex- Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia

Foi Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Secretário Executivo do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Diretor Executivo do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), além de ter presidido a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) e a Associação Brasileira das Empresas de Comércio Exterior (ABECE). Atualmente, é Membro do Conselho Consultivo da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e do Conselho da Fundação Konrad Adenauer.
No setor privado, foi Vice-Presidente Executivo da Coimex Trading e Membro do Conselho da Rio Paracatu Mineração. Graduado em Economia pela UFRJ, é mestre e doutor em Economia pela University of Chicago.

Tatiana Prazeres

Secretária de Comércio Exterior

Servidora de carreira do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Analista de Comércio Exterior).  Doutora em Relações Internacionais, é mestre em Direito, além de graduada em Direito e Relações Internacionais. Com mais de 20 anos de experiência em comércio internacional, ela já atuou no setor público e privado, em organizações internacionais e na academia. Foi Secretária de Comércio Exterior do MDIC entre 2011 e 2013 e Conselheira Sênior do Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) entre 2013 e 2018. Na China foi Senior Fellow na Universidade de Economia e Negócios Internacionais (UIBE) entre 2019 e 2021,. Em 2022, foi Diretora Titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP. É professora da PUC-Rio.

In Memoriam

Embaixador Sergio Amaral

Presidente Emérito do CEBC, Ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Ex-Embaixador do Brasil em Washington

Presidente Emérito do CEBC, Sergio Amaral ocupou a Presidência da instituição de 2010 a 2015 e desempenhou um papel crucial para seu fortalecimento. Diplomata de carreira, foi Embaixador em Londres, Paris e Washington, tendo ocupado também altos postos na administração pública, como o de Porta-Voz do Presidente Fernando Henrique Cardoso, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Presidente dos Conselhos da CAMEX e do BNDES.